Sexta Feira 13 – Clichês dos Filmes de Terror!

Ahe gente assustada!

Hoje é um dia clássico no mundo inteiro… Sexta Feira 13..
Dia de bruxaria, de assassinos, maldições… Ou melhor, dia de filmes de terror clássicos!

Todo mundo  já assistiu algum filme de terror na vida, é um gênero bem antigo e explorado, temos grandes diretores consagrado nesse estilo que vem arrepiando gerações… E como todo gênero , o terror possui suas doses de clichês curiosos,

O que me faz acreditar que existe um método comum nessa arte ou todos cineastas do gênero se formaram na mesma universidade… E depois é o Brasil que não investe em diversidade educacional!

Enfim, muitos de vocês já repararam nisso, então vamos ver nessa coluna os… MAIORES CLICHÊS DE FILMES DE TERROR!

Claro que sob uma ótica especial e insana desse quem vos escreve, muitos já escreveram sobre isso, mas poucos o fizeram como eu fiz…

Muhuahuahua! Se ainda não morreu, leia o resto do post!

Aquele em quem ninguém acredita!

Na gama de personagens de filmes de terror, sempre vai existir aquele personagem que sabe como tudo aconteceu, do perigo, quem é o assassino e o porque todos estão morrendo..

E isso é por inúmeros fatores…

Porque acordaram uma entidade poderosa
Porque estão num lugar proibido
Porque foderam alguém no passado…ou tudo isso junto + duas lésbicas….

Pensando bem nos fatores acima, o causador da morte parece o nerd da escola que sofria bully e no futuro seus atormentadores acabaram em sua propriedade e nem perceberam que alguns nerds podem crescer e ficarem assim:

A questão é, sempre tem alguém que sabe disso tudo e nunca ninguém o escuta, seja porque o sujeito parece um lunático ou porque a galera dos filmes de terror são burras e metidas igual o Danilo Gentili.

Sério, todo mundo acha que sabe o que esta fazendo e que a opinião alheia tem tanta utilidade quanto uma foto de oxigênio tem para quem esta se afogando (palmas pra quem sabe da onde é essa referência), então só vão dar ouvidos no desacreditado quando algumas vísceras tingirem o ambiente de vermelho!

Normalmente o desacreditado (que na maioria das vezes tem culpa no cartório também) acaba morrendo, seja depois de contar os fatos ou por algum motivo estar preso ao grupo…

É uma ironia cruel, pois ele não pode apontar pra todo mundo fudido e ter o prazer de gritar “Eu te disse”.

O cretino do grupo é pior do que o perigo lá de fora!

Esse tipo de filho da puta é mais comum nos filmes de zumbi, é aquele que sacrifica alguém, fode com o grupo ou é infectado e não conta pra ninguém só pra depois virar um zumbi e matar a gostosa do filme!

Se não for o caso, o personagem cretino é o responsável pelas decisões estupidas que fodem com todo mundo ou o principal culpado pela entidade assassina estar transformando toda galera em carne moída!

Normalmente a justiça poética se encarrega de dar uma morte violenta a esse sujeito pra aliviar nossos nervos!

Fornicadores sempre morrem!

Não sei porque, mas as entidades assassinas dos filmes tem aversão a praticantes do coito…

O que faz muito sentido, normalmente são seres grotescos que nem mesmo a Gretchen desesperada por outro casamento e acostumado a uma imagem horrível (ok, fui muito cruel agora…maldito sejam) encararia….

Então não é de se surpreender que ele sinta ódio por todos que tenham vida sexual… Quero dizer, essa teoria é mais aceitável do que imaginar que o matador é um fanático religioso que trucida jovens por transarem antes do casamento.

Se bem que…

Enfim, o casal que fornica vai sempre se foder…Não nesse sentido… Vocês entenderam… Geralmente é composto pelo jovem com cara de ator pornô e pela loira siliconada…

O que faz os filmes de terror um tremendo vídeo educacional…Esses que mostram nas escolas e palestras, ensinando jovens a não se atracarem por ai, pois enquanto o homem empala a mulher com sua lança, uma outra vai empalar ambos como linguiças em espeto de churrasco…

Fiz um trocadilho impuro e ruim, por isso não posso mais frequentar palcos  e igrejas…

A minoria sempre morre primeiro!

Isso é quase certo, a minoria geralmente é composta pelo negro, mas pode também ser o nerd, gordo,gay,asiático,palmeirense ou qualquer um contrastante demais com os protagonista bonitinhos…

Devem estar no filme pra preencher cotas…

Se for o nerd, ele geralmente é chacoteado o filme inteiro, até então provar seu valor e fazer algo importante…E morrer de maneira cruel na cena seguinte!

O fato é que os filmes de terror são geralmente “preconceituosos”, pois aquela minoria se não morrer em primeiro, é porque algum ator aborreceu o diretor antes ou tem alguém que é a extrema marginal do filme, como o judeu!

Ninguém da meia volta e encara o vilão!

Normalmente só fazem isso no fim do filme ou quando não tem saída…

Antes disso vão correr, tropeçar, correr, tropeçar e tropeçar de maneira mais desajeitada e morrerem!

E não importa o quanto sejam atléticos e tenham um carro veloz, o vilão mesmo se movendo velozes como o Zá Galo, sempre vão alcançar a vítima chorona!

E geralmente os que conseguem derrubar o assassino, apenas o nocauteia, joga coisas em cima ou da tiros aleatórios… Cujo nenhum acerta a cabeça do infeliz, fazendo o mesmo voltar e trucidar alguém de surpresa…

Mas esse tipo de estupidez que nos irrita, falarei mais abaixo…

O vilão é onipresente!

Não estamos falando dos que são entidades de outro plano, mas o vilão geralmente é onipresente, ele sabe onde esta todo mundo, sempre chega em todos por mais distante que uma pessoa esteja da outra, e ninguém entende por que!

Talvez mutilar pessoas desenvolve automaticamente um radar assassino, ou acha que eles sentem o cheiro do medo? Talvez sintam o cheiro de outra coisa causada pelo medo…

Normalmente a uma vítima que se sacrifica pelo bem dos outros, morre em vão e nos fazem soltar um “chupa idiota” involuntariamente!

E o vilão vai surgir carregando a cabeça, coração ou qualquer coisa que identifique que deu cabo da pessoa e estampar uma mensagem silenciosa como esta:

“Não seja burro e altruísta, não vai adiantar nada, é melhor pensar em como tirar o seu da reta!”

As vezes o quase sacrificado volta (quando o vilão não exibiu as tripas da vítima como uma criança que achou uma concha na praia faz pros pais) e salva todos no final, mas isso quase nunca acontece!

Dar raiva a plateia!

Se esse papel não foi ocupado pelo cretino do grupo, outro acontecimento vai surgir pra irritar todo mundo…

Seja o personagem desastrado que sempre derruba a arma ou o que revela o esconderijo de todos…

Ou são aqueles que se separam do grupo (porque sugeriu isso) e acaba morrendo de maneira estupida e faz todo mundo achar que ele mereceu…Sim, a estupidez alheia nos torna cruel…todos vamos pro inferno…Principalmente você ai segurando sua genitália enquanto lê…

Ou o momento irritante é quando a cena muda pra um silêncio misterioso como uma musica de fundo tenebrosa que vai surgindo aos poucos e quando começa a tudo ficar mais tenso e pronto pro impacto…a coisa toda brocha, pois alguém interrompe o momento de tensão ou o personagem participante de tal momento descobre algo nada haver com a trama, fazendo todos de bobo por confiar em sua capacidade de Salsicha em achar pistas do mistério!

O vilão sempre volta, teremos a continuação!

Creio que não preciso comentar muito sobre isso… Vilões nos filmes de terror são como pernilongos, você os mata, mas sempre retornam…

Se o filme fizer sucesso, teremos uma continuação, ou seja, perto dos créditos finais você verá o vilão levantar dos escombros, terra, fogo, água…não vou falar ar… E descobrimos que por mais que ele tenha ido parar na puta que pariu, ele retornará pra foder mais vítimas…

E seu próximo filme será recheado com os mesmos clichês, só que com atores diferentes (mesmo que a atuação seja semelhantemente fraca aos do primeiro).

Enfim, todos esses clichês fazem parte da mitologia dos filmes de terror, não duvido se algum diretor os usa de propósito, pois ao mesmo tempo que é óbvio, assumem um aspecto de homenagear os clássicos…

Por mais idiota que alguns seja, mas filmes do gênero são assim, dedicados a adolescentes que querem ver sangue e violência numa trama simples, pois normalmente perdera inúmeras cenas por estarem se agarrando ou zoando…

Ou por grupos de amigos que querem ver algo por pura diversão, sem querer se envolver no filme, só beber comer, rir da loira burra que morre sozinha, dar joinha quando todos pensam que o vilão morreu mas retorna, e desejar que o herói que fica com a moça no final, tivesse morrido de forma brutal!

Creio que com esse “manual”, estarão preparados para encarar a sexta feira 13 e sair com vida, evitando as mortes estupidas, as companhias cretinas e os filmes previsíveis!

Anúncios

4 comentários em “Sexta Feira 13 – Clichês dos Filmes de Terror!

  1. Foi boa sua visão diante do tema citado.A estrutura dos filmes de terror são similares ou fazem séquito aos clássicos de terror “trash”.Que é bem amolante ,e deixa-me sonolenta.
    Mas tenho esperanças que alguem de senso critico tenha algo interessante a mostrar ,inteligente e que dê medo de verdade.

    Abraços Paula Agus

  2. Você disse tudo, mas somente a respeito de filmes norte americanos.
    Por isso que só prefiro assistir a filmes de terror asiaticos, aí que estão os grandes mestres do terror, ehehheheh
    Se querem ver filmes de terror realmente bons, recomendo os japoneses e coreanos.

  3. Legal!
    É realmente difícil achar um filme de terror que não se enquadre nas categorias acima… praticamente impossível!
    Só acho que faltou um clichê aí: o do assassino ter uma ‘marca registrada’ – máscara, garra, etc – em vez de agir na surdina

    Ps: Pobre Matt Hardy
    Pss: Watchmen RLz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s